O objetivo deste blog é difundir informações, pesquisas acadêmico-científicas, matérias, reportagens e produções no campo da arte visual (artes plásticas), bem como assuntos correlatos, visando a compreensão do tema enquanto fenômeno sócio-cultural.
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
domingo, 17 de julho de 2016
sábado, 28 de maio de 2016
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Arte na escola: para quê?
Regina Célia Almeida Rego Prandini
23ª Reunião Anped.org.br
RESUMO: O ensino da Arte foi tornado obrigatório no Brasil em 1971, pela Lei de
Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – Lei 5692/71. Não havia, neste período,
cursos de formação de professores de Arte nas universidades brasileiras. Por isso, em 1973,
visando atender rapidamente a demanda criada pela lei, o governo criou o curso de
graduação em Educação Artística, cuja modalidade em Licenciatura Curta, com duração de
apenas dois anos, permitiu aos graduados lecionar no 1.º Grau.
A promulgação da Constituição em 1988 tornou necessária a elaboração de
nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. A nova LDB - Lei 9.394/96,
também chamada Lei Darcy Ribeiro, manteve a obrigatoriedade da Arte na educação
básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da
educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (artigo 26, § 2.º).
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores
Arlindo Machado
REVISTA ECO PÓS
ARTE, TECNOLOGIA E MEDIAÇÃO
V. 18, N. 1, 2015
RESUMO: Entre os anos 1960 e começos dos 70, Waldemar Cordeiro, depois de uma rica incursão como um
dos principais artífices da experiência conhecida como arte concreta, iniciou uma das mais inventivas
carreiras como um pioneiro da arte computacional, chamada por ele de arteônica, não apenas
no Brasil, mas também no plano mundial. Cordeiro foi também um dos seus pioneiros no plano
internacional. Muito cedo ele se deu conta de que as formas artesanais de arte iriam sofrer um impacto
sem precedentes com o advento das novas tecnologias (o computador principalmente), a
absorção de processos industriais e a incorporação de novos circuitos de difusão. Dentre os artistas
do Brasil em seu tempo, Cordeiro foi aquele que soube extrair mais consequências dessa convicção.
Embora a maior parte dos pioneiros da “computer art”, nos anos 1960/70, tenham sido europeus e
norte-americanos, Waldemar Cordeiro não apenas descentrou esse movimento, deslocando-o para
fora do Primeiro Mundo, como também soube dar uma dimensão crítica a essa corrente artística,
acrescentando às imagens o comentário político-social.
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